TJSP na Mídia: iniciativas do Judiciário repercutem na imprensa
Matérias veiculadas nos últimos dias.
Iniciativas do Tribunal de Justiça de São Paulo foram destaque na imprensa nos últimos dias. O telejornal da TV Tribuna,afiliada da Rede Globo, exibiu reportagem sobre a destinação, pela Justiça, de cerca de 1,5 mil pares de tênis falsificados para entidades assistenciais de São Vicente. À Rádio Bandeirantes, o coordenador da Comissão do Juizado Especial de Defesa do Torcedor, desembargador Sérgio Antonio Ribas, falou sobre os estudos envolvendo ampliação da torcida única nos estádios de São Paulo. Já o Santa Portal, destacou a criação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Comarca de Santos.
Ontem (5), o Jornal Tribuna 1ª ediçãorepercutiu a decisão da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de São Vicente, proferida pela juíza Fernanda Souza Pereira de Lima Carvalho, de doar mais de 1,5 mil pares de calçados falsificados apreendidos para entidades assistenciais e instituições conveniadas com o Município, com a condição de serem descaracterizados antes da destinação.
A reportagem destacou que, além de beneficiar pessoas que não podem comprar o produto, os calçados também serviram como ferramenta para mulheres que querem apender uma nova profissão – uma das instituições que customizou os calçados é focada na profissionalização de mulheres em situação de vulnerabilidade social. “A alternativa ao que foi pedido seria a destruição. Sabemos a quantidade de insumos, de materiais utilizados na confecção de um calçado e recursos da natureza que seriam desperdiçados, gerando uma série de resíduos tóxicos e deixando de atender ao interesse de pessoas que muito precisam”, explicou a magistrada à reportagem.
Na segunda-feira (2), o desembargador Sergio Antonio Ribas concedeu entrevista ao programa Manhã Bandeirantespara falar a respeito da atuação da Comissão do Juizado Especial de Defesa do Torcedor, coordenada por ele. O magistrado comentou sobre a possibilidade da ampliação da torcida única em jogos de futebol – atualmente, a prática é aplicada apenas em jogos clássicos, como medida de segurança. “Por enquanto, é um estudo que vamos realizar baseado no que nós já havíamos feito envolvendo os clássicos de times de São Paulo, onde se verifica que a presença da torcida única está sendo muito mais viável em termos de segurança do que a presença das duas torcidas”, esclareceu, apontando a ocorrência de persos conflitos recentes envolvendo torcidas de São Paulo e de outros estados como fator motivador.
No dia 30 de agosto, o Caderno Regional destacou a instalação da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher em Santos, a primeira da Baixada Santista, e a agilidade que dará aos processos. “A criação da Vara de Violência Doméstica foi uma grande conquista da Comarca de Santos. Agora teremos um juiz especializado, que vai centralizar os esforços. Isso vai facilitar o andamento dos processos, permitir uma uniformidade de entendimento e facilitar a adoção de programas para atender a mulher em situação de violência”, explicou o juiz titular da unidade, Edegar de Sousa Castro, em entrevista.